segunda-feira, 20 de junho de 2011

A Obra


Alfred Lerner Hall é o centro de estudante ou "união dos estudantes da Universidade de Columbia, que financiou parte de sua construção. Situado na da universidade histórica Morningside Heights campus na cidade de Nova York, o edifício, projetado pelo desconstrutivista arquiteto Bernard Tschumi, então reitor da Columbia Graduate School of Architecture, Planejamento e Preservação, inaugurada em 1999, substituindo o centro estudantil anterior, Ferris Booth, que se situou 1960-1996. Ele tenta fazer ambos em conformidade com o seu contexto de neoclássica McKim, Mead, and White edifícios, bem como romper com seu molde. Ao fazer isso, Lerner Hall possui revestimento de tijolos vermelhos e as proporções que segurar a parede de rua de prédios da universidade ao longo da Broadway, mas revela uma grande parede de vidro para o campus fabricado por Eiffel Construções METALLIQUES. Atrás da parede uma série de escalada rampas que dão ao edifício um sentido unificado do espaço e destinam-se a agir como um lugar de encontro social, bem como os passos da Low Memorial Library.

Créditos
Cliente: Universidade de Columbia, Nova Iorque
Arquitetos: Bernard Tschumi Gruzen Associated Samton Arquitetos / Hugh Dutton Associates (parede de vidro)
RFR (conceito parede de vidro)
Engenheiros: Arup, Erik Balkey, Burkhard Bein, John Blanchard [falecido], Dan Bonardi, Roberto Calalang, Cardwell Simon, Câmaras Larry, Cherian Varughese, Danziger Bruce, Graham Dodd, Rey Ian, Feltham Espiritu, Foo Swan, Lou Gargiulo, Marc-Henri Gateau, Gedge Graham, Anne-Sophie Grandguillaume, Matt King, Kitagorsky Igor, Sam Lee, Tony Lovell, MacEntee Mike, John Miller, Chris Murgatroyd, O'Hanlon Liam, Steven Pollard, Ashok Raiji, Mahadev Raman, Joel Ramos, Sanon Carleddy, Joe Saverino, Antony Smith, Solovchuk Marina, Teng Da, Tonks Nigel
Os engenheiros de estruturas (construção de base): Severud Associates
Consultor Acústica: Associates Pedro George 
Audio-visual consultor: Associados de David Harvey
Gerente de Construção: Barney Skanska
Vidro construtor de parede: Eiffel Metallique Construção
Vidro eretores parede: Precisão Especialistas


Conceito estrutural
As cargas verticais sobre a estrutura são suportadas por duas treliças primárias medindo 30,5m entre a estrutura de construção de base, proporcionando a Zona livre de coluna no nível do solo. A treliça da fachada inclinada está situada perto dos vidros planos e verticalmente suporta um lado das rampas.
O vidro plano vertical é suspenso 0.9m a partir da estrutura primária, criando uma separação que enfatiza a translucidez do vidro.
O vidro é verticalmente compatível com a gravidade braços de apoio pendurados fora a parte inferior da rampa. Ação do vento sobre a vidraça vertical é transferidos voltar para o quadro de construção de base por cinco horizontais. preparando planos. Os três menores destes são formados pelas rampas, que atuam como vigas horizontais. Acima deles, o telhado da clarabóia. 





Conceito de vitrificação
Foi decidido no início do processo de design que cada painel de vidro devem ter individualmente seu suporte, ao invés do vidro ser pendurado.  Isso simplificou o processo de ereção para os painéis, como cada um poderia ser individualmente ajustado. O vidro é subdividida em 1,2 m "Tímpano" painéis de altura correndo ao longo da rampa, e "Visão" de painéis entre as rampas, tipicamente 2,4 m de altura. A primeira linha de painéis de visão é de 3m de altura, e acima deste vidro a grade é revertida para seguir a grade do concreto e rampas internas.
Os painéis são verticalmente fixados em cada uma das três rampas e a linha superior do vidro é feita sobre a. clarabóia estrutura do telhado.
Um conceito-chave era que o vidro não deve atrair no plano das forças de carregamento de vento, ou carga viva nas rampas. A fixação de canto para cada painel para  os braços do vento estão completamente isolado no plano de cargas, transferindo apenas o vento carregamento perpendicular ao plano de verificação.



Estrutura da rampa
A forma das rampas foi influenciada significativamente por considerações de ordem estética com a estrutura, concebido como uma série de intersecções e triangulações.
As rampas são verticalmente apoiadas no mais estreito intervalo, proporcionando uma redundância no sistema. se um laço individual falhar. Isso lhes da também , uma alta freqüência relativamente natural (em torno de 10Hz),  que deixá-los menos propensos a excitação dinâmica por pedestres.
O vidro do piso da rampa é constituída por dois painéis de 8mm em vidro temperado, com uma tela translúcida  intercalar.


Treliça transferência de telhado (RTT)
O RTT abrange 30,5m entre a base estrutura do edifício, com seu formato gerado pelo a geometria do cubo e clarabóia.
O formato da armação sugere que ele poderia atuar como sustentado balanço, fixado em sua extremidade ocidental. Esta ação, no entanto, geraria significantes forças diafragma na construção de lajes de base, acrescentando complexidade e custo para a estrutura global.
Para evitar a transferência destas forças, um rolamento de deslizamento foi introduzido no âmbito do fundo acorde para o quadro de construção da base na linha de grade.

Treliça fachada inclinada (IFT)
O IFT é definido entre as rampas e os vidros plano, então é desejável para minimizar o visual maior parte dos seus componentes. Tal como acontece com o RTT, um alto grau de rigidez foi pedido para limitar os efeitos da rampa de carga viva no vidro vertical.
Isto levou ao desenvolvimento de uma treliça de profundidade com uma vão de profundidade cerca de 3,5m o que limita a deflexão no centro da armação em rampa de carga ao vivo 12,7mm. A forma de treliça é divididos em componentes de tensão e componentes de compressão.
Elementos de tensão são hastes de aço sólido de 51mm e 76mm e elementos de compressão de diâmetro são 194 milímetros seções de tubo.



Os sistemas mecânicos
Lerner Hall pode ser pensado como três diferentes, edifícios (prédio do campus, edifício Broadway, e construção de auditório), com o vão e rampas como o elemento unificador. O baixo do chão ao piso altura 3,66m, em alguns casos, necessários  um sistema de distribuição do duto vertical para maximizar folgas em espaços acabados, de modo quartos fãs foram localizados em cada componente de reforço à condição espaços dentro dela.
Na Broadway e prédios do campus, a espaços funcionais são arquitetonicamente organizado como áreas de perímetro, com um corredor interior adjacente para o núcleo de serviços. Serviços de construção são colocados limites máximos destes corredores com uma mínima quantidade de serviços de distribuição nos espaços próprios. Esta estratégia permitiu que todas as áreas do edifício que tem o maior limite possível dentro das limitações do chão as alturas de piso baixo.
A diversidade de espaços no edifício sugeriu o uso de múltiplas unidades de tratamento de ar para fornecer flexibilidade e eficiência operacional.

Projeto de iluminação
Como a maioria dos grandes espaços públicos, o cubo é fortemente influenciado pela iluminação. O resumo do projeto dos arquitetos foi o brilho do cubo à noite, e quando visto de fora, as pessoas andando nas rampas de vidro deve ser na silhueta. Este efeito foi conseguido pelo efeito combinado da baixa iluminação níveis sobre as rampas de vidro e os níveis de iluminação de alta na parede atrás do vão. Um estudo de iluminação usando o programa Radiance foi realizado para avaliar a iluminação natural e artificial no centro.
A fachada e telhado de vidro clarabóias fornecer iluminação natural suficiente durante o dia, enquanto a paredes e projetores de alto nível dão fundo iluminação à noite. 

Conclusão
Alfred Lerner Hall é um projeto ambicioso, que necessário um esforço de todos os membros da equipe de projeto e construção. A parede de vidro particularmente, com sua geometria complexa e expostos estrutura, exigiu uma estreita integração de todas as disciplinas da engenharia - estrutural, incêndio, mecânica e iluminação. Só através do trabalho conjunto o trabalho foi realizado com sucesso. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário